Tratamento adicional com esteroides em pacientes com gripe que estão em estado crítico: É incerto se é benéfico ou prejudicial

Added March 27, 2020

Citation: Lansbury L, Rodrigo C, Leonardi-Bee J, et al. Corticosteroids as adjunctive therapy in the treatment of influenza. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019; (2): CD010406.

De que se trata? Os corticosteroides são amplamente utilizados em pessoas com gripe severa, mas não existem evidências sobre os potenciais benefícios ou malefícios. Os corticosteroides têm demonstrado evidências de benefícios na septicemia e em doenças relacionadas, que se devem muito provavelmente às suas propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras. Os efeitos destes em pacientes com gripe podem indicar os seus efeitos prováveis em pessoas gravemente doentes com COVID-19.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores pesquisaram literatura (ensaios aleatórios, ensaios quasi-aleatórios e estudos observação) que compararam tratamento adicional com esteroides com a ausência de tratamento adicional com esteroides em pessoas com gripe. Não restringiram a investigação por data, tipo nem idioma de publicação, e fizeram as suas investigações em Outubro de 2018. Identificaram um ensaio aleatório com dois grupos de tratamento e 29 estudos de observação. O ensaio aleatório avaliou 24 participantes com a infeção da gripe confirmada, mas continha relativamente poucos dos participantes mais doentes, e nenhum dos participantes se encontrava numa unidade de cuidados intensivos no momento do ensaio.

O que funciona : Nada foi reportado.

O que não funciona : Nada foi reportado.

O que é incerto : Com base nos ensaios não-aleatórios, as pessoas com gripe que receberamtratamento adicional com esteroides poderão correr maior risco de morte em comparação com aquelas que não receberam tratamento com esteroides. As infeções adquiridas no hospital foram o principal ‘efeito secundário’ dos esteroides. Contudo, é possível que os pacientes com gripe mais severa tenham sido selecionados para receber tratamento com esteroides nestes ensaios, tornando pouco claro se o tratamento adicional com esteroides é realmente prejudicial a pessoas com gripe.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share