O instrumento CRB-65 na previsão da gravidade da pneumonia

Added June 7, 2020

Citation: McNally M, Curtain J, O’Brien KK, et al. Validity of British Thoracic Society guidance (the CRB-65 rule) for predicting the severity of pneumonia in general practice: systematic review and meta-analysis. British Journal of General Practice 2010; 60(579): e423-33

De que se trata? Alguns casos de doentes com COVID-19 vão evoluir para pneumonia. A investigação existente sobre o uso do instrumento CRB-65, que prevê a gravidade da pneumonia adquirida na comunidade, pode facultar informações a prestadores de cuidados de saúde.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos de coorte que determinassem a validade do instrumento CRB-65 como meio de previsão da mortalidade aos 30 dias nos adultos, tanto em meio hospitalar como na comunidade. A pesquisa mais recente foi feita em junho de 2009. Foram incluídos 14 estudos (397 875 pacientes).

 Resultados: Em meio hospitalar, o instrumento CRB-65 tem bons resultados na estratificação de doentes com base na gravidade da sua pneumonia e na mortalidade aos 30 dias.

Na comunidade, a previsão do instrumento CRB-65 parece exagerar a probabilidade de mortalidade aos 30 dias em todos os grupos de risco previstos, sendo assim necessário precaução ao aplicar o instrumento CRB-65 a doentes de medicina geral.

الإنكار 免责声明 免責聲明 Disclaimer Clause de non-responsabilité Haftungsausschluss Disclaimer 免責事項 Aviso legal Exención de responsabilidad

Share