O instrumento CRB-65 na previsão da gravidade da pneumonia

Added June 7, 2020

Citation: McNally M, Curtain J, O’Brien KK, et al. Validity of British Thoracic Society guidance (the CRB-65 rule) for predicting the severity of pneumonia in general practice: systematic review and meta-analysis. British Journal of General Practice 2010; 60(579): e423-33

De que se trata? Alguns casos de doentes com COVID-19 vão evoluir para pneumonia. A investigação existente sobre o uso do instrumento CRB-65, que prevê a gravidade da pneumonia adquirida na comunidade, pode facultar informações a prestadores de cuidados de saúde.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos de coorte que determinassem a validade do instrumento CRB-65 como meio de previsão da mortalidade aos 30 dias nos adultos, tanto em meio hospitalar como na comunidade. A pesquisa mais recente foi feita em junho de 2009. Foram incluídos 14 estudos (397 875 pacientes).

 Resultados: Em meio hospitalar, o instrumento CRB-65 tem bons resultados na estratificação de doentes com base na gravidade da sua pneumonia e na mortalidade aos 30 dias.

Na comunidade, a previsão do instrumento CRB-65 parece exagerar a probabilidade de mortalidade aos 30 dias em todos os grupos de risco previstos, sendo assim necessário precaução ao aplicar o instrumento CRB-65 a doentes de medicina geral.

Aviso LegalEste resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

 

 

Share