Vídeo chamadas para reduzir o isolamento social e a solidão em pessoas idosas (pesquisa efetuada a 7 de abril 2020)

Added June 11, 2020

Citation: Noone C, McSharry J, Smalle M, et al. Video calls for reducing social isolation and loneliness in older people: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews 2020;(5):CD013632

De que se trata? A resposta à pandemia do COVID-19 tem incluído restrições aos movimentos de algumas pessoas. O isolamento pode ter efeitos adversos na saúde mental, e investigação existente sobre intervenções para aliviar os problemas de saúde mental associados ao isolamento podem fornecer informação útil aos decisores políticos.

Nesta análise rápida de Cochrane, os autores pesquisaram por ensaios aleatorizados que tivessem avaliado os efeitos das vídeo chamadas sobre a saúde mental e a solidão de pessoas com mais de 65 anos e a viver em casas de repouso. As pesquisas foram levadas a cabo em 7 de abril de 2020 e limitadas ao inglês. Incluíram 3 conjuntos de ensaios aleatorizados, todos desenvolvidos pela mesma equipa de pesquisa em casas de repouso em Taiwan. Nenhum dos estudos foi desenvolvido durante a atual pandemia de COVID-19.

O que funciona: Nada a observar.

O que não funciona: Nada a observar.

O que não se sabe: Com base nas provas disponíveis quando desta revisão, são desconhecidos os efeitos das vídeo chamadas sobre a saúde mental ou solidão de pessoas mais idosas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo

Share