Ventilação mecânica não invasiva em infecções pulmonares de alto risco

Added April 14, 2020

Citation: Esquinas AM, Egbert Pravinkumar S, Scala R, et al,  International NIV Network. Noninvasive mechanical ventilation in high-risk pulmonary infections: a clinical review. European Respiratory Review 2014; 23(134): 427-38

O que é isto? Alguns doentes infectados com COVID-19 ficarão gravemente doentes e terão problemas respiratórios. A ventilação não-invasiva (VNI) pode ser utilizada como ajuda.

Nesta análise sistemática, os autores procuraram por estudos (incluindo estudos de eficácia comparativa e estudos observacionais) que investigam o papel da VNI em pacientes adultos com doenças infecciosas pulmonares agudas e que avaliam o risco de transmissão de doenças de pacientes para profissionais de saúde quando a VNI é utilizada. Fizeram a pesquisa em 2012 e incluíram 34 estudos na análise.

O que funciona: A utilização de ventilação não-invasiva no tratamento da insuficiência respiratória aguda em infecções pulmonares, especialmente em pandemias, pode evitar ou reverter a insuficiência respiratória e diminuir a necessidade de entubação endotraqueal em determinados grupos de doentes contagiosos.

Devem ser seguidas medidas de precaução razoáveis e adequadas para proteger os profissionais de saúde, outros pacientes e familiares de uma propagação infecciosa quando se utiliza VNI.

O que não funciona: o uso de VNI como primeira linha de terapia não é recomendado em insuficiência respiratória severa com síndrome da insuficiência respiratória aguda ou pneumonia.

O que é incerto: Nada observado.

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share