Vasopressores para choque hipotensivo

Added March 29, 2020

Citation: Gamper G, Havel C, Arrich J, et al. Vasopressors for hypotensive shock. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016; (2): CD003709

O que é isto? Alguns pacientes com COVID-19 ficarão gravemente doentes e podem desenvolver um choque hipotensivo, mas há incerteza sobre a maneira mais benéfica de tratar esta doença. Os vasopressores têm mostrado evidência de benefício no choque hipotensivo, provavelmente devido à sua capacidade de aumentar a pressão arterial. Os seus efeitos para pacientes com choque hipotensivo causado por outros fatores podem indicar os seus efeitos em pacientes com COVID-19.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores buscaram estudos randomizados comparando diferentes regimes vasopressores sobre a mortalidade de pacientes críticos com choque hipotensivo. Eles não restringiram por data, tipo ou idioma de publicação e fizeram a sua pesquisa mais recente em junho de 2015. Eles identificaram 28 estudos (3497 participantes), abrangendo seis vasopressores diferentes.

O que funciona: A terapia vasopressora é uma parte importante do apoio hemodinâmico para pacientes com choque.

O que não funciona: Nada observado.

O que é incerto: É incerto se qualquer dos vasopressores nas doses avaliadas são superiores a outros para mortalidade.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share