Vacinação BCG e COVID-19: resultados contraditórios (pesquisa feita no dia 2 de maio de 2020)

Added August 1, 2020

Citation: Riccò M, Gualerzi G, Ranzieri S, et al. Stop playing with data: there is no sound evidence that Bacille Calmette-Guérin may avoid SARS-CoV-2 infection (for now). Acta Biomedica. 2020 May 11;91(2):207-13.

De que se trata? A vacinação com Bacille Calmette-Guérin (BCG) tem sido proposta como uma potencial medida preventiva ou terapêutica contra a COVID-19.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram estudos sobre a associação entre vacinação BCG e incidência e óbitos por COVID-19. Eles restringiram a sua pesquisa a artigos publicados em italiano, inglês, alemão, francês ou espanhol e fizeram a pesquisa no dia 2 de maio de 2020. Foram incluídos 13 estudos, 12 dos quais eram pré-impressos. Todos eram estudos ecológicos de baixa qualidade.

O que foi constatado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram resultados contraditórios sobre a associação entre a vacinação BCG e a COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share