Utilização de luvas por profissionais de saúde para impedir a transmissão cruzada

Added June 11, 2020

Citation: Picheansathian W, Chotibang J. Glove utilization in the prevention of cross transmission: a systematic review. JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports 2015;13(4):188-230

De que se trata? As luvas são usadas como parte do equipamento de proteção individual (EPI) para proteger contra a propagação de infeções, incluindo COVID-19. A investigação existente acerca da eficácia das luvas na prevenção de transmissão de infeções poderá fornecer informações úteis a decisores políticos e profissionais de saúde.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram por estudos quantitativos sobre a utilização de luvas por profissionais de saúde. A pesquisa foi restringida a estudos publicados entre 2000 e 2012 em Inglês e Tailandês. E incluiu 18 estudos observacionais e 5 estudos semi-experimentais.

O que foi encontrado: A utilização de luvas reduz as bactérias nas mãos dos profissionais de saúde, mas não providencia proteção completa.

A contaminação das luvas através de cuidados rotineiros a pacientes era comum, por exemplo, tocando no paciente ou o ambiente onde este se encontrava.

Mais de metade (61%) dos profissionais de cuidados de saúde usavam as luvas de forma apropriada, mas as luvas eram muitas vezes usadas por muito tempo ou de forma errónea, e o seu uso inapropriado estava associado a uma higienização das mãos deficiente.

Programas educacionais e formativos podem ser efetivos em melhorar a utilização correta de luvas e higienização das mãos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share