Uso de luvas universais e infecções associadas á assistência á saúde

Added June 30, 2020

Citation: Chang NC, Kates AE, Ward MA, et al. Association between universal gloving and healthcare-associated infections: A systematic literature review and meta-analysis. Infection Control & Hospital Epidemiology. 2019 Jul;40(7):755-60.

O que é isto? Diversos tipos de equipamentos de proteção individual (EPI), incluindo diferentes tipos de luvas, estão a ser usados para tentar proteger os profissionais de saúde de serem infetados pelo COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram por pesquisa que avaliou o uso de luvas universais durante os cuidados aos pacientes sobre a incidência de infecção associada à assistência à saúde (IAAS). Eles não restringiram as pesquisas por data ou idioma de publicação e fizeram-na em julho de 2018. Eles fizeram 4 estudos randomizados e 4 estudos de antes e depois quasi-experimentais.

O que funciona: O uso de luvas universais podem estar associado a um pequeno efeito protetor contra a IAAS, especialmente em ambientes de alto risco como as unidades de terapia intensiva pediátricas.

O que não funciona: Nada registado.

O que é incerto: Os efeitos do uso de luvas universais em uma ampla gama de patogênicos e um cenário diferente é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share