Uma prestação de cuidados centrada no enfermeiro é segura e efetiva em ambiente de ambulatório

Added June 11, 2020

Citation: Chan RJ, Marx W, Bradford N, Gordon L, Bonner A, Douglas C, Schmalkuche D, Yates P. Clinical and economic outcomes of nurse-led services in the ambulatory care setting: A systematic review. International journal of nursing studies 2018 May 1;81:61-80.

Free to view: No

O que é isto? A pandemia da COVID-19 está a colocar em sobrecarga os serviços de saúde. A pesquisa existente sobre os serviços prestados por enfermeiros pode fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos de eficácia comparada sobre os serviços prestados por enfermeiros em ambiente de ambulatório ou na comunidade. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês até abril de 2016. Eles incluíram 19 estudos aleatorizados, 5 estudos “pré-pós” e 1 estudo controlado não aleatorizado. Os estudos foram da Ásia (3 estudos), Austrália (4), Europa (15) e EUA (3).

O que foi encontrado: Uma prestação de cuidados centrada no enfermeiro é um modelo de atendimento seguro e viável para consideração em vários ambientes de atendimento em ambulatório.

Com formação e apoio adequados, uma prestação de cuidados centrada no enfermeiro pode levar a uma semelhante ou melhor qualidade de vida e de saúde, em comparação com uma prestação de cuidados centrada no médico ou prestação de cuidados padrão, para pacientes com doenças crónicas.

O impacto económico de uma prestação de cuidados centrada no enfermeiro é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share