Treinamento, inovação e novas tecnologias para melhorar os resultados para os pequenos agricultores africanos

Added July 6, 2020

Citation: Stewart R, Langer L, Da Silva NR, et al. The Effects of Training, Innovation and New Technology on African Smallholder Farmers’ Economic Outcomes and Food Security: A Systematic Review. Campbell Systematic Reviews. 2015;11(1):1-224.

De que se trata? A pandemia de COVID-19 diminuiu a produção agrícola, reduziu a oferta de trabalhadores, danificou as cadeias de suprimento de alimentos e aumentou a insegurança alimentar. Pesquisas existentes, sobre treinamento, inovação e novas tecnologias e novos tipos de culturas para pequenos agricultores, podem fornecer informações úteis para aqueles que estão a planejar uma resposta à pandemia de COVID-19 e que procuram aumentar a produção agrícola.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores buscaram estudos sobre os efeitos do treinamento e da inovação e novas tecnologias (que incluem diferentes tipos de métodos de fertilização e de tipos de culturas) na África. Eles não restringiram suas pesquisas por data ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa em dezembro de 2014. Eles incluíram 7 ensaios clínicos randomizados e 12 estudos quasi-experimentais.

O que foi encontrado: Parece existir uma promessa de que as inovações em insumos agrícolas, em particular a batata-doce de polpa alaranjada, podem ter efeitos positivos nos níveis de segurança alimentar dos pequenos agricultores. Os programas de batata-doce de polpa alaranjada produziram efeitos positivos na nutrição em quatro contextos diferentes e os programas progrediram para grande escala com sucesso.

Houve algumas indicações positivas de que as intervenções de treinamento podem ter efeitos benéficos na renda das famílias agricultoras.

O verdadeiro potencial dessas intervenções é difícil de ser avaliado devido à falta de evidências de pesquisas rigorosas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share