Tratamentos para a COVID-19: as evidências sobre a SARS e sobre a MERS são insuficientes para apoiar recomendações claras

Added June 30, 2020

Citation: Zhong H, Wang Y, Zhang ZL, et al. Efficacy and safety of current therapeutic options for COVID-19 – lessons to be learnt from SARS and MERS epidemic: A systematic review and meta-analysis. Pharmacological Research 2020; 157: 104872.

De que se trata? O vírus que causa a COVID-19, o SARS-CoV-2, é um coronavírus, tal como os que causaram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS). A investigação existente sobre estas doenças pode fornecer informações úteis sobre as opções de tratamento disponíveis para pacientes com COVID-19.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram ensaios aleatorizados ou estudos de coorte que avaliassem a eficácia e a segurança dos agentes anticoronavírus. Não limitaram por idioma de publicação, e fizeram a pesquisa a 14 de abril de 2020. Identificaram 5 ensaios aleatorizados, 2 estudos de coorte prospetivos e 11 estudos de coorte retrospetivos; e consideraram que as evidências eram de muito baixa qualidade. Sete dos estudos incluíram pacientes com COVID-19.

O que foi constatado: Com base nos estudos incluídos na revisão, os autores não conseguiram tirar conclusões claras que apoiariam as recomendações para possíveis terapias para a COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share