Tratamento assertivo na comunidade em adultos com doenças mentais graves

Added May 31, 2020

Citation: Vanderlip ER, Henwood BF, Hrouda DR, et al. Systematic literature review of general health care interventions within programs of assertive community treatment. Psychiatric Services 2017; 68: 218-24

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os serviços e recursos de prestação de cuidados de saúde. A investigação existente sobre o Tratamento Assertivo na Comunidade (TAC) como forma de prestar serviços de saúde mental poderá fornecer informações úteis aos responsáveis políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos de eficácia comparativa que avaliando os efeitos do TAC nos custos, utilização do serviço e resultados clínicos. Restringiram a pesquisa a artigos publicados em língua inglesa, e fizeram a pesquisa em novembro de 2015. Incluíram 4 ensaios aleatorizados, 5 estudos de coorte e 1 estudo de casos-controlos. A maioria (9 de 10) dos estudos envolviam adultos portadores de doenças mentais graves.

O que foi constatado: Os efeitos do tratamento assertivo na comunidade na experiência do paciente e respetivos resultados obtidos, utilização destes cuidados de saúde e custos foram variados.

Em alguns estudos, a utilização do tratamento assertivo na comunidade foi associado a uma redução das visitas a serviços de emergência, ao aumento das consultas de cuidados primários e a melhorias na qualidade de vida dos pacientes e respetiva satisfação.

Os efeitos do TAC nos resultados clínicos, tais como doenças médicas gerais e mortalidade, não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share