Transportes e centros de transporte e a propagação de vírus respiratórios

Added April 16, 2020

Citation: Browne A, Ahmad SS, Beck CR, et al. The roles of transportation and transportation hubs in the propagation of influenza and coronaviruses: a systematic review. Journal of Travel Medicine 2016; 23(1): 1-7

De que se trata? A pandemia do COVID-19 tem levantado preocupações sobre a transmissão do vírus através dos sistemas de transporte e de centros de transporte.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram investigação sobre a transmissão da gripe, do SARS-CoV e do MERS-CoV por pessoas que usam veículos de transporte coletivo aéreo, marítimo ou terrestre e respetivos centros de transporte. Não restringiram a sua pesquisa por data nem língua de publicação, e realizaram a sua pesquisa em abril de 2014. Identificaram 24 estudos de observação, 3 revisões, 10 estudos de modelação e 1 relatório qualitativo.

O que se descobriu: Os transportes aéreos aceleram e aumentam a propagação dos vírus respiratórios, tais como a gripe. A transmissão ocorre a bordo dos aviões, no destino do viajante e, possivelmente, nos aeroportos.

As medidas de controlo para prevenir a transmissão nos navios de cruzeiro são necessárias para reduzir a morbilidade e a mortalidade.

Demonstrou-se que os comboios introduzem a gripe em novas áreas

O que não se sabe: Os efeitos dos sistemas de transporte marítimos na transmissão do vírus não são claros.

Os efeitos dos transportes terrestres e dos centros de transporte na transmissão do vírus não são claros.

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share