Trabalhadores de saúde leigos nos cuidados de saúde primários e comunitários no âmbito da saúde materna e infantil e da gestão de doenças contagiosas.

Added April 18, 2020

Citation: Lewin  S, Munabi‐Babigumira  S, Glenton  C, et al. Lay health workers in primary and community health care for maternal and child health and the management of infectious diseases. Cochrane Database of Systematic Reviews 2010; (3): CD004015

De que se trata? A pandemia do COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os sistemas e os profissionais de saúde. Uma maneira de amenizar esta situação seria fazer um maior uso de trabalhadores comunitários ou leigos de saúde (TSL).

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatorizados sobre os efeitos das intervenções dos TSL nos cuidados de saúde primários e comunitários da saúde materna e infantil e na gestão de doenças contagiosas.  Fizeram a sua pesquisa mais recente em fevereiro de 2010, e identificaram 55 ensaios de países de rendimento alto (muitos dos quais se concentram em populações minoritárias e com baixos rendimentos), 12 ensaios de países de rendimento médio e 15 ensaios de países de baixo rendimento. Também há uma Revisão Cochrane relacionada com esta, sobre a evidência qualitativa dos fatores que influenciam a implementação de programas de TSL. Um resumo das considerações identificadas para a implementação está disponível aqui [https://epoc.cochrane.org/sites/epoc.cochrane.org/files/public/uploads/PDF_summaries/taskshifting_layhealthworker_qes_final.pdf].

O que funciona: Os TSL trazem benefícios promissores à promoção da aceitação da imunização e à promoção do aleitamento materno, melhorando os resultados do tratamento da tuberculose, e reduzindo a morbilidade e mortalidade infantis, em comparação com os cuidados de saúde habituais.

Os planeadores da área de saúde poderiam considerar a inclusão de intervenções de TSL como componentes das estratégias de saúde nestas áreas.

O que não funciona: Nada registado.

O que não é claro: Os efeitos do uso de TSL no âmbito de outros problemas de saúde não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share