Tomada de decisões nas escolas dos países de rendimento médio e baixo

Added May 5, 2020

Citation:  Carr‐Hill R, Rolleston C, Schendel R. The effects of school‐based decision‐making on educational outcomes in low‐and middle‐income contexts: a systematic review. Campbell Systematic Reviews 2016; 12(1): 1-169

O que é isto: a pandemia da COVID-19 está a provocar tensão nas escolas. A investigação existente sobre a descentralização de alguns aspetos da tomada de decisões para as escolas pode fornecer informações para ajudar aqueles que tentam lidar com esta situação.

Nesta revisão sistemática Campbell, os autores procuraram estudos sobre os efeitos nos resultados educativos de alterar a autoridade da tomada de decisões de um nível superior para o nível da escola. Os autores pesquisaram estudos que recolheram dados após 1990 e fizeram a sua pesquisa até janeiro de 2015. Incluíram 26 estudos de impacto de 17 intervenções, bem como 9 estudos de obstáculos e facilitadores.

O que foi descoberto: a descentralização da tomada de decisões para as escolas teve efeitos positivos na redução da repetição de ano e do abandono escolar e na melhoria dos resultados dos testes nos países de rendimento médio.

Os benefícios foram menos e inferiores nos países de rendimento baixo ou nas comunidades desfavorecidas, especialmente se os pais e os membros da comunidade tiverem baixos níveis de educação e baixo estatuto social em relação ao pessoal escolar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share