Testes de exame físico para a gestão da deteção da via aérea difícil em pacientes adultos

Added April 8, 2020

Citation: Roth D, Pace NL, Lee A, et al. Airway physical examination tests for detection of difficult airway management in apparently normal adult patients. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (5): CD008874

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 ficarão em estado crítico e têm um risco acrescido de complicações da via aérea. Estes são casos que podem colocar a vida em risco, particularmente se as dificuldades com as vias aéreas não forem antecipadas. Foram usados vários testes para despistar vias aéreas difíceis.

Nesta síntese qualitativa da Cochrane, os autores pesquisaram estudos da precisão dos testes de avaliação das vias aéreas em adultos. Não restringiram a pesquisa por data, tipo ou idioma da publicação e realizaram-na em dezembro de 2016. Incluíram 127 tipos de estudos de coorte e 6 estudos de caso-controlo (total: 844 206 participantes). Estes avaliaram sete exames de índice pré-definido, bem como 69 que não haviam sido pré-definidos e 32 combinações de exames. Também identificaram 27 estudos que aguardam classificação para a síntese.

O que funciona: Para a laringoscopia difícil, o upper lip bite test (ULBT) mostrou ter as propriedades de exatidão mais favoráveis para o teste de diagnostico.

O que não funciona: Nada foi observado.

O que é incerto: Em geral, os testes das vias aéreas demonstraram sensibilidade relativamente baixa e exatidão limitada, assim a sua eficácia é incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share