Terapia de fluidos liberal versus conservadora em crianças e adultos com sepse ou choque séptico

Added March 24, 2020

Citation: Li D, Li X, Cui W, et al. Liberal versus conservative fluid therapy in adults and children with sepsis or septic shock. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (12): CD010593

Que é isto? Sepse e choque séptico são complicações potencialmente fatais de infeções. A Terapia de Fluidos, tanto a conservadora quanto a liberal, é usada no seu tratamento inicial. Isso pode ter relevância no tratamento de pacientes críticos com COVID-19.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores buscaram estudos randomizados e semi-randomizados comparando a terapia de fluidos liberal versus a terapia de fluidos conservadora em pacientes com sepse ou choque séptico. Eles não restringiram as suas buscas por data ou idioma de publicação, e realizaram as buscas em Janeiro de 2018.  Eles identificaram três ensaios clínicos randomizados em crianças (3402 participantes) e conseguiram usar dados de 2 deles (3288 participantes). As terapias testadas variaram ao longo dos ensaios. Eles não encontraram ensaios clínicos em adultos.

O que funciona: Nada anotado.

O que não funciona: A terapia de fluidos liberal  apresentava um risco maior de morte em crianças com sepse e choque séptico, e não havia evidências suficientes para concluir que teve efeitos benéficos em outros desfechos, em comparação à terapia de fluidos conservadora.

O que é incerto: Os efeitos da terapia de fluidos liberal versus conservadora para adultos com sepse ou choque séptico são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share