Telemedicina e eSaúde: qualidade de serviço e qualidade de experiência em investigações realizadas até 2018

Added July 18, 2020

Citation: De La Torre Díez I, Alonso SG, Hamrioui S, et al. Systematic review about QoS and QoE in telemedicine and eHealth services and applications. Journal of medical systems. 2018 Oct 1;42(10):182.

De que se trata? A pandemia COVID-19 está a colocar pressão nos serviços de saúde. A investigação existente sobre telemedicina e eSaúde poderá fornecer informações úteis para os governantes.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos de qualidade de serviço (QdS) e qualidade de experiência (QdE) para utilizadores de telemedicina e eSaúde. Limitaram a sua pesquisa a artigos publicados em espanhol e inglês entre 2008 e 2018. Incluíram 39 estudos.

O que foi encontrado: Qualidade de serviço e qualidade de experiência são considerações importantes para a privacidade, fiabilidade, qualidade e segurança de dados na prestação remota de assistência médica.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a telemedicina existente via redes de fio único não podia garantir uma boa qualidade de serviço, mas que as melhorias tecnológicas poderiam melhorar a entrega.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a qualidade da experiência era frequentemente negligenciada ao considerar a entrega de telessaúde, mas requer avaliação para melhorar a aceitação do utilizador.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share