Técnicas de ventilação e transmissão do COVID-19 (pesquisa realizada em 1 de maio de 2020)

Added June 21, 2020

Citation: Schünemann HJ, Khabsa J, Solo K, et al. Ventilation Techniques and Risk for Transmission of Coronavirus Disease, Including COVID-19: A Living Systematic Review of Multiple Streams of Evidence. Annals of Internal Medicine. 2020 May 22.

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 ficarão gravemente doentes e precisarão de ajuda com a respiração.

Nesta rápida revisão sistemática viva (em inglês, Systematic rapid living review), os autores buscaram pesquisas relevantes para diferentes abordagens da oxigenação entre pacientes com infecções por coronavírus, incluindo a COVID-19. Eles não restringiram suas pesquisas por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa mais recente em 1 de maio de 2020. Eles incluíram 123 estudos sobre estratégias de ventilação para insuficiência respiratória induzida por coronavírus, 12 revisões sistemáticas de ensaios randomizados de ventilação não invasiva em pacientes com insuficiência respiratória não relacionada ao coronavírus, 6 estudos descrevendo o risco de transmissão de procedimentos geradores de aerossóis (AGPs), e 15 revisões sistemáticas recém-identificadas, atualizadas a partir de uma revisão anterior de estudos em humanos que avaliaram o efeito dos procedimentos geradores de aerossóis (AGPs).

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos disponíveis mostraram que existem evidências indiretas e de baixa certeza de que a ventilação não invasiva pode reduzir a mortalidade, mas pode aumentar o risco de transmissão do COVID-19 aos profissionais de saúde.

No momento desta revisão, os estudos disponíveis mostraram que a maneira ideal de fornecer ventilação aos pacientes com COVID-19 era incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share