Tecidos e secreções oculares e COVID-19 (literatura publicada até 5 de abril de 2020)

Added July 31, 2020

Citation: Aiello F, Afflitto GG, Mancino R, Li JP, Cesareo M, Giannini C, Nucci C. Coronavirus disease 2019 (SARS-CoV-2) and colonization of ocular tissues and secretions: a systematic review. Eye. 2020 May 18:34:1206-11.

De que se trata? É importante saber se o vírus responsável pela COVID-19 (SARS-CoV-2) pode infectar ou espalhar-se pelas membranas mucosas do olho.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram estudos sobre a presença de SARS-CoV-2 na córnea, na conjuntiva, no saco lacrimal e nas lágrimas para avaliar se a transmissão conjuntival ocorre. Não restringiram as suas pesquisas por idioma de publicação, mas limitaram-se a artigos publicados entre dezembro de 2019 e 5 de abril de 2020. Incluíram 11 estudos (total: 252 pacientes COVID-19).

O que foi apurado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que o facto de o SARS-CoV-2 poder ou não infectar estruturas oculares ou usar o ducto lacrimal para alcançar o trato respiratório era incerto.

No momento desta revisão, os estudos incluídos não apoiavam o uso de RT-PCR de esfregaço conjuntival como um teste diagnóstico padrão para COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share