Surtos do vírus Ébola na África Subsaariana

Added August 16, 2020

Citation: Rugarabamu S, Mboera L, Rweyemamu M, et al. Forty-two years of responding to Ebola virus outbreaks in Sub-Saharan Africa: a review. BMJ Global Health. 2020 Mar 1;5(3):e001955.

Do que se trata? A pandemia COVID-19 está tendo um impacto substancial na sociedade. A pesquisa existente sobre o impacto provocado por surtos de outras doenças infecciosas, como a doença por vírus Ébola (DVE) na África Subsaariana, pode fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram por estudos sobre surtos de DVE na África Subsaariana, identificando desafios e oportunidades na sua detecção e resposta. Eles restringiram suas pesquisas a artigos publicados em inglês entre julho de 1976 e julho de 2019.  Foram incluídos 100 estudos, abrangendo 30 estudos epidemiológicos, 20 artigos sobre prevenção e controle, 27 relatórios de surtos e 23 artigos discutindo desafios, oportunidades ou outros tópicos.

O que foi encontrado: Os surtos de DVE estão relacionados com fatores epidemiológicos, socioculturais e do sistema de saúde.

Medidas de controle, incluindo gestão de casos, vacinação, vigilância ativa e identificação e isolamento de casos ajudaram a conter os surtos de DVE.

Estabelecer confiança e segurança nos esforços de resposta por meio da educação e do engajamento dos membros da comunidade foram importantes para reduzir a disseminação da DVE. 

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share