Suplementação de vitamina D protege contra algumas infeções agudas do trato respiratório

Added April 3, 2020

Citation: Martineau AR, Jolliffe DA, Hooper RL, et al. Vitamin D supplementation to prevent acute respiratory tract infections: systematic review and meta-analysis of individual participant data. BMJ 2017; 356: i6583

De que se trata? A COVID-19 é uma infeção do trato respiratório. Foi sugerido que a suplementação de vitamina D poderá prevenir a infeção aguda do trato respiratório noutras circunstâncias. Poderá revelar-se útil ter as conclusões da investigação neste âmbito em consideração para a COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores recolheram dados sobre cada participante individual dos ensaios aleatorizados controlados com placebo para avaliar os efeitos da suplementação de vitamina D3 na prevenção da infeção aguda do trato respiratório. Recolheram os dados dos ensaios identificados numa pesquisa feita em dezembro de 2015. Incluíram 25 estudos elegíveis (11,321 participantes).

O que funciona: A suplementação de vitamina D é segura, e protege contra algumas infeções agudas do trato respiratório.

Pessoas com acentuada deficiência de vitamina D e que não receberam doses em bólus foram as que experimentaram maior benefício.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: Nada a observar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share