Solas de sapato como vector para transmissão de patógenos

Added June 10, 2020

Citation: Rashid T, VonVille HM, Hasan I, et al. Shoe soles as a potential vector for pathogen transmission: a systematic review. Journal of applied microbiology. 2016 Nov;121(5):1223-31.

De que se trata? Impedir a propagação da  pandemia de COVID-19 requer informações confiáveis sobre como o vírus SARS-CoV-2 pode ser transmitido de pessoa para pessoa. As pesquisas existentes sobre as solas dos sapatos como possíveis vectores de doenças infecciosas podem fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram estudos que examinassem a contaminação microbiológica das solas dos sapatos e os efeitos dos desinfectantes nas solas dos sapatos, no hospital ou na comunidade. Eles restringiram suas pesquisas a artigos publicados em Inglês e fizeram a pesquisa em dezembro de 2015. Eles incluíram 13 estudos relevantes sobre a contaminação das superfícies dos calçados e 15 estudos de desinfecção.

O que foi encontrado: As solas dos sapatos são um vector para patógenos infecciosos, em ambientes de saúde e na comunidade.

A revisão não identificou uma estratégia eficaz de descontaminação para as solas dos sapatos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share