Sistemas de informações de imunização para aumentar as taxas de vacinação: análise de custos

Added June 30, 2020

Citation: Patel M, Pabst L, Chattopadhyay S, et al. The Community Preventive Services Task force. Economic review of immunization information systems to increase vaccination rates: a community guide systematic review. Journal of Public Health Management and Practice 2015; 21(3): 253‐262

De que se trata? A pandemia da COVID-19 pressionou os serviços e recursos de saúde. As evidências existentes sobre a prestação de serviços de saúde com boa relação custo-benefício, como imunizações, podem fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram avaliações dos custos e benefícios da implementação, operação e participação num sistema de informações de imunização (IIS, em inglês). Eles restringiram a sua pesquisa a artigos publicados desde janeiro de 1994 e fizeram a pesquisa em março de 2012. Foram incluídos 12 artigos publicados e 2 relatórios governamentais foram identificados, todos avaliando o sistema de informações de imunização nos EUA e focados em imunizações infantis.

O que foi apurado: Os sistemas avaliados nos estudos incluídos estão desatualizados, tornando as evidências potencialmente menos relevantes para o sistema de informações de imunização atual, mas o índice de benefício por custo não deverá ser menos favorável.

Os custos por criança variaram de 5,40 a 60,82 dólares americanos (4,79 a 54 €) e os custos por registo de vacinação variaram de 0,11 a 12,88 dólares americanos (0,09 a 11,44 €). A variabilidade nos custos pode ser atribuída à escala do sistema de informações de imunização e à dimensão da população-alvo

A análise de benefícios de 9 estudos que comparam os benefícios administrativos versus as atividades relacionadas com a vacinação realizadas manualmente mostrou poupanças ao utilizar o sistema de informações de imunização.

Os benefícios económicos que resultam da redução da morbilidade e da mortalidade por doenças evitáveis por vacinas são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share