Sintomas na orelha, nariz e garganta entre pacientes com COVID-19 (pesquisa publicada antes de 18 de abril de 2020)

Added July 6, 2020

Citation: Krajewska J, Krajewski W, Zub K, et al. COVID-19 in otolaryngologist practice: a review of current knowledge. European Archives of Oto-Rhino-Laryngology. 2020 Jul;277(7):1885-97.

De que se trata? Ouvido, nariz e garganta (problemas otorrinolaringológicos) são comuns entre os pacientes com COVID-19.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram artigos que relatassem características clínicas da COVID-19 em relação aos sintomas otorrinolaringológicos. Não restringiram as pesquisas por data, tipo ou idioma de publicação e a data da pesquisa é incerta, mas foi antes de 18 de abril de 2020. Foram incluídos 50 estudos realizados principalmente na China.

O que foi encontrado: No momento desta análise, os estudos incluídos mostraram que os sintomas mais comuns no ouvido, nariz e garganta dos pacientes com COVID-19 eram tosse, dor de garganta, dispneia, rinorreia, congestão nasal e tonturas.

Os otorrinolaringologistas têm maior risco de contrair COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share