Sinais e sintomas para o diagnóstico de COVID-19 (pesquisa realizada em 27 de abril de 2020)

Added July 24, 2020

Citation: Struyf T, Deeks JJ, Dinnes J, et al. Signs and symptoms to determine if a patient presenting in primary care or hospital outpatient settings has COVID‐19 disease. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2020;(7):CD013665.

O que é isso? Quando pacientes com suspeita de COVID-19 se apresentam em cuidados primários ou ambulatoriais hospitalares, há sinais e sintomas que podem ser usados para determinar se eles têm a doença.

Nesta revisão rápida da Cochrane, os autores buscaram estudos que tivessem avaliado a precisão do diagnóstico através do uso de sinais e sintomas para determinar se uma pessoa que se apresenta nos cuidados primários ou em um ambulatório hospitalar tem COVID‐19.  Eles não restringiram suas pesquisas por idioma de publicação e fizeram a pesquisa em 27 de abril de 2020. Incluíram 16 estudos (total: 7706 participantes). Um podcast para a revisão está disponível aqui [https://www.cochrane.org/podcasts/10.1002/14651858.CD013665]

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que os sinais e sintomas individuais que foram avaliados parecem ter propriedades diagnósticas pouco úteis. Com base nos dados disponíveis, nem a ausência nem a presença de sinais ou sintomas são precisas o suficiente para confirmar ou negar o padecimento da doença do COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share