Sinais e sintomas de pneumonia adquirida na comunidade

Added June 4, 2020

Citation: Marchello CS, Ebell MH, Dale AP, et al. Signs and symptoms that rule out community-acquired pneumonia in outpatient adults: a systematic review and meta-analysis. The Journal of the American Board of Family Medicine. 2019 Mar 1;32(2):234-47.

De que se trata? Alguns doentes com COVID-19 desenvolverão pneumonia, o que se pode tornar numa doença grave e potencialmente fatal. Pesquisa existente sobre os sinais e sintomas de pneumonia adquirida na comunidade pode fornecer informações úteis para os profissionais de saúde e os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos prospetivos que relatavam as regras de decisão clínica para o diagnóstico, a previsão ou a exclusão de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em regime de ambulatório. Restringiram suas pesquisas a estudos prospetivos que recrutaram adultos ou adolescentes em regime de ambulatório e que apresentavam problemas comprovados por radiografias torácica e tomografia computorizada. Não restringiram a sua pesquisa por data, nem língua de publicação, tendo a pesquisa sido realizada em janeiro de 2017. Incluíram 12 estudos prospetivos conduzidos nos EUA (5), Noruega (1), nos Países Baixos (1), Dinamarca (1), Chile (1), Suiça (1), 12 países europeus (1) e no Irão. 6 dos estudos incluídos foram realizados num ambiente de serviço de urgência e 6 conduzidos em ambientes de cuidados primários.

O que funciona: A presença de sinais vitais normais (temperatura, taxa respiratória e frequência cardíaca) e exame pulmonar normal reduzem drasticamente as oportunidades de PAC em adultos com tosse aguda.

Os médicos podem usar esta simples conclusão heurística para identificar com segurança os doentes com tosse aguda que não requerem radiografia torácica, na ausência de outros fatores como sinais de malignidade ou sintomas prolongados.

O que não funciona: Nada registado.

O que não se sabe: Nada registado.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share