Serviços remunerados de assistência clínica em farmácia

Added June 30, 2020

Citation: Houle SK, Grindrod KA, Chatterley T, et al. Paying pharmacists for patient care: a systematic review of remunerated pharmacy clinical care services. Canadian Pharmacists Journal/Revue des Pharmaciens du Canada 2014 Jul;147(4):209-32.

De que se trata? A pandemia de Covid-19 está a colocar uma grande pressão sobre os serviços e recursos de saúde. A investigação existente sobre estratégias, tais como programas remunerados de assistência clínica farmacêutica, podem vir a fornecer informações úteis aos decisores políticos

Nesta atualização da revisão sistemática publicada em 2008, os autores procuraram estudos sobre programas e serviços remunerados de cuidados clínicos e farmacêuticos. Os autores restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em língua inglesa e atualizaram a pesquisa em dezembro de 2012. Incluíram informações sobre 60 novos programas remunerados que cobriam uma variedade de áreas, incluindo aconselhamento sobre equipamentos de emergência, esquemas de doenças menores e gerenciamento abrangente de medicamentos.

O que foi constatado: Pagar aos farmacêuticos pelo atendimento clínico dos pacientes foi altamente variável, e poucos programas reportaram os seus resultados.

O mais comum serviço de assistência clínica remunerada em farmácia destinou-se a concluir uma revisão dos medicamentos.

Os serviços farmacêuticos foram eficazes para a cessação do tabagismo, identificando e resolvendo problemas relacionados com medicamentos e melhorando os parâmetros clínicos de doenças crónicas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share