Serviços profissionais de farmácia para melhorar a saúde pública e a cessação do tabagismo

Added June 30, 2020

Citation: Perraudin C, Bugnon O, Pelletier-Fleury N. Expanding professional pharmacy services in European community setting: Is it cost-effective? A systematic review for health policy considerations. Health Policy 2016;120:1350-1362.

Free to view: No

De que se trata? A pandemia Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços e recursos de saúde. A investigação existente sobre o uso de farmacêuticos comunitários para expandir os serviços profissionais de farmácia pode fornecer informações úteis para os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram pesquisas europeias avaliando a efetividade e o custo-efetividade dos serviços profissionais de farmácia. Eles não restringiram por tipo de publicação, mas limitaram a sua pesquisa a publicações em inglês entre 2004 e 2015. Eles incluíram 21 estudos, que foram conduzidos na Bélgica (1 estudo), Dinamarca (1), França (1), Países Baixos (3), Espanha (2) e Reino Unido (13).

O que foi encontrado: É provável que os serviços profissionais de farmácia sejam eficazes para melhorar os resultados de saúde pública, em particular no que se refere à triagem de saúde e à cessação do tabagismo.

Os efeitos dos serviços profissionais de farmácia para melhorar a segurança e o acesso aos medicamentos, melhorar os resultados médicos de pacientes individuais e contribuir para a qualidade e eficiência dos sistemas de saúde foram variados e inconclusivos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share