Serviços extra-dispensa prestados por farmacêuticos em países de rendimentos médios e baixos

Added June 11, 2020

Citation: Pande S, Hiller J, Nkansah N, et al. The effect of pharmacist‐provided non‐dispensing services on patient outcomes, health service utilisation and costs in low‐ and middle‐income countries. Cochrane Database of Systematic Reviews 2013; (2): CD010398

O que é isto? A pandemia da COVID-19 está a colocar uma grande pressão sobre os serviços de saúde. Pesquisas existentes sobre a ampliação do papel dos farmacêuticos para fornecer informações sobre saúde e lidar com problemas relacionados a medicamentos podem fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão Cochrane, os autores pesquisaram estudos de eficácia comparada sobre serviços extra-dispensa ​​prestados por farmacêuticos em países de rendimentos médios e baixos. Eles fizeram as suas principais pesquisas no início de 2010 e uma pesquisa complementar em setembro de 2012. Eles incluíram 12 estudos aleatorizados que foram publicados até 2010. Estes eram de países de rendimento médio-baixo (7 estudos) e de rendimento médio-alto (5). A pesquisa dos autores em setembro de 2012 identificou 26 artigos adicionais, que aguardam avaliação.

O que foi encontrado: Com base nos estudos incluídos na revisão, uma intervenção farmacêutica direcionada ao paciente foi tão eficaz ou melhor do que o atendimento usual para melhorar os resultados do paciente e a utilização dos serviços de saúde, além de fornecer aconselhamento ao paciente e cuidar da terapia medicamentosa e gestão da condição de saúde do paciente.

Com base nos estudos incluídos na revisão, os efeitos das sessões educacionais dos farmacêuticos para pacientes e profissionais de saúde, incluindo custos e resultados de saúde, são incertos.

Com base nos estudos incluídos na revisão, os efeitos dos serviços prestados por farmacêuticos em países de baixo rendimento são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share