Serviços de suporte a negócios para pequenas e médias empresas em países de baixa e média renda

Added July 6, 2020

Citation: Piza C, Cravo TA, Taylor L, et al. The Impact of Business Support Services for Small and Medium Enterprises on Firm Performance in Low‐ and Middle‐Income Countries: A Systematic Review. Campbell Systematic Reviews. 2016;12(1):1-167.

De que se trata? Durante a pandemia do COVID-19, as empresas de pequeno e médio porte foram seriamente afetadas pelos fechamentos exigidos pela resposta à pandemia, levando à perda de pessoal altamente qualificado, à falência e ao fechamento. A pesquisa existente sobre os efeitos de concessões ou empréstimos únicos em pequenas e médias empresas pode fornecer informações úteis para os governantes.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores buscaram estudos de serviços de suporte a negócios para pequenas e médias empresas. negócios (definido como 2 a 250 funcionários). Eles restringiram suas pesquisas a artigos publicados em inglês, português e espanhol e fizeram a pesquisa em julho de 2014. Eles incluíram 40 estudos.

O que foi encontrado: Em média, suporte comercial a pequenas e médias empresas em países de baixa e média renda parecia melhorar o desempenho, a capacidade de criar empregos, a produtividade do trabalho e a capacidade de investir.

Subsídios equivalentes, assistência técnica e programas de simplificação tributária melhoraram o desempenho dos negócios e a criação de empregos; com assistência técnica, também provavelmente aumentará a produtividade do trabalho.

Os programas de promoção e inovação de exportação afetam positivamente as exportações e a inovação, mas não havia evidências de que esses programas melhorem o desempenho ou a criação de empregos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share