Ribavirina oral no tratamento de infeções virais respiratórias que não sejam gripe

Added April 16, 2020

Citation: Gross AE, Bryson ML. Oral Ribavirin for the Treatment of Noninfluenza Respiratory Viral Infections: A Systematic Review. Annals of Pharmacotherapy 2015; 49(10): 1125-35

De que se trata? O COVID-19 é uma infeção viral das vias respiratórias. Tem-se sugerido a ribavirina oral para o tratamento de outras infeções virais respiratórias que não sejam gripe.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram investigação sobre os resultados clínicos de pacientes tratados com ribavirina oral para infeções virais respiratórias sintomáticas que não sejam gripe. Restringiram a sua pesquisa a artigos publicados em língua inglesa entre 1972 e 2015, e realizaram a sua pesquisa em junho de 2015. Identificaram 12 estudos retrospetivos e 3 estudos prospetivos. Não existem estudos prospetivos aleatorizados nem de controlo.

O que funciona: Nada registado.

O que não funciona: Nada registado.

O que não se sabe: A ribavirina oral poderá melhorar os resultados em alguns adultos com infeções virais respiratórias que não sejam gripe (tais como os que são imunocomprometidos), mas o seu uso deve basear-se na avaliação dos riscos e benefícios específica para cada paciente.

Os efeitos da ribavirina oral em crianças com infeções virais respiratórias que não sejam gripe não são claros.

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share