Resultados verificados acerca da mortalidade em pacientes com COVID-19, em unidades de cuidados intensivos

Added September 7, 2020

Citation: Armstrong RA, Kane AD, Cook TM. Outcomes from intensive care in patients with COVID‐19: a systematic review and meta‐analysis of observational studies. Anaesthesia. 2020 Jun 30.

Do que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 estarão doentes com gravidade e irão necessitar de tratamento numa unidade de cuidados intensivos (UCI).

Nesta resenha, os autores procuraram estudos de casos mortais, em UCI, com COVID-19, com idade superior a 18 anos. Estes não restringiram as suas pesquisas por idioma de publicação. A pesquisa foi realizada a 31 de maio de 2020. Foram incluídos 24 estudos (num total de 10.150 pacientes) do Canadá (1 estudo), China (8), Dinamarca (1), França (2), Hong Kong (1), Itália (1), Holanda (1), Singapura (1), Espanha (1), Reino Unido (1) e EUA (6).

O que foi encontrado: No momento desta resenha, a análise efetuada aos dados dos estudos verificados mostrou que a taxa de mortalidade em pacientes com COVID-19 internados nas UCI era de 41,6%.

No momento desta resenha, os estudos verificados mostraram que as taxas de mortalidade relatadas nas UCI caíram de um número superior a 50%, em março de 2020, para aproximadamente 40%, em finais de maio de 2020.

No momento desta resenha, a mortalidade nas UCI era bastante semelhante em diferentes países.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share