Resultados de tomografia computadorizada (TC) e infecção por COVID-19

Added June 10, 2020

O que é isso?

O COVID-19 é uma infecção nova e a pesquisa sobre recursos de diagnóstico é importante para os médicos. Em particular, informações sobre tomografia computadorizada (TC) podem ser úteis.

Várias revisões rápidas foram feitas. Para mais detalhes, incluindo citações e links para as resenhas completas, role para baixo este resumo.

O que foi encontrado:

No momento dessas revisões, os estudos incluídos mostraram que as opacidades em vidro fosco (GGO) eram o achado de TC torácica mais comum observado em pacientes com COVID-19.

No momento dessas revisões, os estudos incluídos mostraram que a consolidação era frequentemente relatada na TC e os sinais patológicos do COVID-19 eram frequentemente encontrados em múltiplos lobos pulmonares e bilateralmente. Xu et al. e Lv et al. relataram que lobos inferiores eram frequentemente afetados, e Wan et al. relataram que a maioria dos pacientes analisados apresentava anormalidades na TC observadas no lobo inferior direito.

No momento dessas revisões, os estudos incluídos mostraram que os achados normais da TC no tórax eram raramente relatados.

Xu et al., Lv et al. e Kim et al. relataram que a TC do tórax é muito boa na detecção de anormalidades na imagem do COVID-19 quando há infecção sintomática (sensibilidade), particularmente em áreas epidêmicas graves; mas Lv et al. A sensibilidade da TC foi reduzida em crianças. Xu et al. observou que a TC também possui alta sensibilidade para pacientes que recebem um resultado inicial falso-negativo do COVID-19.

Xu et al. continham dados limitados sobre a especificidade e observaram, no momento desta revisão, que a TC não é boa em excluir anormalidades típicas na imagem do COVID-19 em pessoas que não têm infecção por COVID-19 (especificidade). Kim et al. relataram descobertas semelhantes em relação à especificidade.

Parque et al. concluíram que não havia evidências suficientes para apoiar o papel da TC na triagem do COVID-19 e que seus achados não sustentam uma conclusão específica sobre o papel da TC no diagnóstico do COVID-19.

Quais são os comentários:

Citation: Lv M, Wang M, Yang N, et al. Chest Computed Tomography for the Diagnosis of Patients with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): A Rapid Review and Meta-Analysis. Ann Transl Med. 2020 May; 8(10):622.

Nesta rápida revisão, os autores buscaram estudos observacionais que investigassem a sensibilidade da tomografia computadorizada do tórax no diagnóstico da infecção por COVID-19 em adultos e crianças. A revisão foi restrita a publicações em inglês ou chinês até 31 de março de 2020. Os estudos foram principalmente da China (95) e incluíram um total de 5673 pacientes; todos os estudos incluídos foram avaliados como evidência de baixa qualidade.

Citation: Wan S, Li M, Ye Z, et al. CT manifestations and clinical characteristics of 1115 patients with coronavirus disease 2019 (COVID-19): A systematic review and meta-analysis. Academic Radiology. 2020 Jul 1;27(7):910-21.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram estudos observacionais avaliando características da TC, características clínicas e resultados laboratoriais de pacientes com infecção por COVID-19 confirmada. Eles restringiram sua pesquisa a artigos publicados entre 1 de janeiro de 2019 e 15 de março de 2020. Eles incluíram 14 estudos observacionais, todos conduzidos na China (total de 1115 participantes) e avaliados como de qualidade ‘razoável’.

Citation: Zhu J, Zhong Z, Li H, et al. CT imaging features of 4121 patients with COVID-19: a meta-analysis. Journal of Medical Virology 2020 Jul;92(7):891-902.

Nesta rápida revisão, os autores buscaram estudos observacionais que examinassem as características de imagem por TC de pacientes com infecção por COVID-19. Eles não restringiram sua busca pelo idioma da publicação, e incluíram estudos com pelo menos 30 pacientes publicados entre 1 de janeiro de 2020 e 16 de março de 2020. Eles incluíram 34 estudos observacionais (total: 4121 participantes), que foram realizados na China e avaliados como estudos observacionais de alta qualidade.

Citation: Park JH, Jang W, Kim SW, et al. The clinical manifestations and chest computed tomography findings of coronavirus disease 2019 (COVID-19) patients in China: a proportion meta-analysis. Clinical and experimental otorhinolaryngology. 2020 May;13(2):95.

Nesta rápida revisão, os autores buscaram estudos observacionais analisando descobertas tomográficas de pacientes com infecção por COVID-19. Eles restringiram sua pesquisa a artigos publicados em inglês que incluíam pelo menos quatro pacientes, e fizeram a pesquisa em 17 de março de 2020. Eles incluíram quatro estudos de Wuhan e cinco de fora de Wuhan, na China (total: 627 participantes). Eles avaliaram todos os estudos incluídos como evidência de baixa qualidade e observaram acentuada variação entre os estudos.

Citation: Xu B, Xing Y, Peng J, et al. Chest CT for detecting COVID-19: a systematic review and meta-analysis of diagnostic accuracy. European Radiology. 2020 May 15:1-8.

Nesta rápida revisão, os autores buscaram estudos diagnósticos que investigassem a precisão do teste diagnóstico da TC do tórax para detectar a infecção por COVID-19. Eles não restringiram por idioma de publicação e incluíram estudos com pelo menos 30 pacientes, publicados até 31 de março de 2020. Eles incluíram 16 estudos (total: 3186 pacientes), todos da China e observaram uma variação acentuada entre os estudos.

Citation: Kim H, Hong H, Yoon SH. Diagnostic performance of CT and reverse transcriptase-polymerase chain reaction for coronavirus disease 2019: a meta-analysis. Radiology. 2020 Apr 17:201343

Nesta rápida revisão, os autores pesquisaram estudos de tomografia computadorizada do tórax ou ensaios de ‘reação em cadeia da transcriptase reversa polimerase’ (RT-PCR) como testes de diagnóstico da infecção por COVID-19. Eles restringiram sua pesquisa a artigos publicados entre 1 de dezembro de 2019 e 16 de março de 2020 e fizeram a pesquisa em 3 de abril de 2020. Eles incluíram 68 artigos.

Other Reviews of this Topic:

Citation: Altmayer S, Zanon M, Pacini GS, et al. Comparison of the Computed Tomography Findings in COVID-19 and Other Viral Pneumonia in Immunocompetent Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. European Radiology 2020 Jun 27. 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share