Regimes de pagamento para remuneração de dentistas de cuidados primários: os efeitos são incertos

Added May 8, 2020

Citation: Brocklehurst P, Price J, Glenny AM, et al. The effect of different methods of remuneration on the behaviour of primary care dentists. Cochrane Database of Systematic Reviews 2013; (11): CD009853

De que se trata? A pandemia do Covid-19 levou à suspensão de diversos tipos de cuidados de saúde e sociais de rotina, incluindo serviços odontológicos em alguns países. Investigação existente sobre diferentes métodos de remuneração a dentistas pode facultar informações que ajudem os decisores políticos durante e após as medidas da pandemia.

Nesta análise sistemática da Cochrane, os autores pesquisaram estudos de eficácia comparativa de diferentes métodos de remuneração sobre o nível e conjunto de actividades oferecidas por dentistas de cuidados primários e o impacto nos resultados dos pacientes. Os autores efectuaram estas pesquisas em Junho de 2013. Eles incluíram dois estudos aleatórios agregados, ambos realizados no Reino Unido (total: 503 consultórios dentários representando 821 dentistas e 4771 pacientes).

O que foi constatado: Incentivos financeiros no âmbito dos sistemas de pagamento (taxa de serviço) podem aumentar a actividade clínica dos dentistas de cuidados primários, no entanto, isto baseia-se em evidências de muito baixa ou baixa qualidade.

O que é incerto: O impacto directo de vários regimes de pagamento a dentistas de cuidados primários nos resultados dos pacientes e na relação custo-benefício é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share