Reforma dos cuidados primários no sistema de saúde canadiano

Added May 1, 2020

Citation: Carter R, Riverin B, Levesque J, et al. The impact of primary care reform on health system performance in Canada: a systematic review. BMC Health Services Research 2016; 16: 324

O que é isto? A pandemia da COVID-19 está a pôr os serviços de saúde sob uma enorme pressão. As investigações existentes sobre reformas de cuidados primários podem fornecer informações para aliviar este problema.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram investigações que avaliassem os efeitos das reformas de cuidados primários derivadas de novos modelos organizacionais ou de pagamento em três províncias do Canadá (Alberta, Ontário e Quebeque). Restringiram as suas pesquisas a estudos publicados entre 2000 e setembro de 2015. Incluíram 14 estudos, que se centraram nos efeitos de novos modelos de pagamento em Ontário (9 estudos), e nos efeitos das reformas a nível das equipas de cuidados primários no Quebeque e em Alberta (5).

O que foi encontrado: Modelos de atendimento em equipa levaram a uma diminuição das visitas aos serviços de urgência.

Havia evidência de baixa qualidade de que os modelos em equipa, e uma combinação de modelos de captação e incentivos à remuneração pelo desempenho levaram a pequenas, e às vezes insignificantes, melhorias nos processos de cuidados de saúde. 

O que não se sabe: A generalizabilidade dos resultados para outros cenários e populações é incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

 

Share