Redes sociais para vigilância da saúde mental durante desastres

Added September 15, 2020

Citation: Karmegam D, Ramamoorthy T, Mappillairajan B. A systematic review of techniques employed for determining mental health using social media in psychological surveillance during disasters. Disaster medicine and public health preparedness. 2020 Apr:14(2):265-72.

De que se trata? É importante monitorizar a saúde mental do público durante desastres e crises, como a pandemia COVID-19, e os dados de redes sociais podem ser usados para vigilância da saúde mental.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos que usaram análise psicológica de dados de redes sociais para investigar a saúde mental durante desastres. Eles restringiram a sua pesquisa a estudos publicados em inglês entre 2009 e 2018 e realizaram a pesquisa em novembro de 2018. Eles incluíram 18 estudos que abordaram as expressões emocionais e atitudes nas redes sociais em diferentes desastres na França (2 estudos), Alemanha (1), Japão (2), México (1), Holanda (1), Coreia do Sul (1) e os EUA (9).

 O que foi encontrado: Informações extraídas de dados de redes sociais podem fornecer informações valiosas sobre as emoções da população durante e após desastres e aprimoram os métodos tradicionais de recolha de informações no momento de um desastre.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share