Recursos de cuidados primários que afetam o uso não programado de cuidados secundários

Added August 10, 2020

Citation: Huntley A, Lasserson D, Wye L, et al. Which features of primary care affect unscheduled secondary care use? A systematic review. BMJ open. 2014 May 1;4(5):e004746.

De que se trata? A pandemia de Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. A pesquisa existente sobre os recursos de cuidados primários que influenciam o uso não programado de cuidados secundários pode fornecer informações úteis aos formuladores de políticas.

Nesta revisão sistemática, o autor procurou estudos observacionais sobre fatores e intervenções nos cuidados primários que impactam as visitas não programadas aos cuidados secundários. Não restringiram a sua pesquisa por idioma de publicação, mas limitaram-se a estudos publicados entre 2000 e outubro de 2012. Incluíram 48 estudos.

O que foi encontrado: Os fatores dos pacientes associados às visitas ao departamento de emergência e internamentos de emergência foram o aumento da idade, status socioeconômico reduzido, menor nível de escolaridade, doença crónica e multimorbilidade.

Ser capaz de ver o mesmo profissional de saúde nos cuidados primários reduziu os cuidados secundários não programados.

Geralmente, um melhor acesso aos cuidados primários foi associado à redução dos cuidados secundários não programados nos EUA.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share