Recompensar pelo desempenho pode melhorar a utilização de exames e tratamentos por profissionais de saúde

Added May 1, 2020

Citation: Yuan B, He L, Meng Q, et al. Payment methods for outpatient care facilities. Cochrane Database of Systematic Reviews 2017; 3(3): CD011153

De que se trata? O COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde. Há pesquisas que buscaram maneiras de melhorar a disponibilização de serviços ambulatórios e podem ajudar a desenvolver políticas para aliviar a pressão.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores procuraram estudos de efetividade comparativa que avaliaram o impacto de diferentes métodos de pagamento na qualidade de estabelecimentos ambulatórios. Não restringiram a sua pesquisa por data nem língua de publicação e fizeram a pesquisa em Março de 2016. Incluíram 8 ensaios aleatorizados, seis estudos controlados que compararam resultados antes e depois, quatro análises de séries temporais interrompidas e três estudos de medidas repetidas. A maioria da evidência veio de estudos de recompensa pelo desempenho.

Resultados: A recompensa pelo desempenho provavelmente levará a uma pequena melhoria na utilização de exames e tratamentos por profissionais de saúde em tratamentos ambulatórios, especialmente para doenças crónicas; porém, para pacientes, pode levar a poucas ou nenhumas melhorias na utilização de serviços de saúde ou na sua saúde.

O que não se sabe: O preço e os efeitos de adicionar um programa de recompensar pelo desempenho a um método de pagamento existente não são claros para serviços ambulatórios.

Os efeitos de métodos diferentes de pagamento nos serviços ambulatórios para além de recompensar pelo desempenho não são claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share