Reabilitação funcional para pacientes com miopatia e neuropatia por doenças graves: os efeitos são incertos

Added April 22, 2020

Citation: Mehrholz J, Pohl M, Kugler J, et al. Physical rehabilitation for critical illness myopathy and neuropathy. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015; (3): CD010942

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 vão ficar em estado crítico e necessitarão tratamento numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As fraquezas causadas pela miopatia (MDG) e pela polineuropatia (PDG) por doeança grave são comuns em pacientes da UTI, e a reabilitação funcional pode ser usada para tentar melhorar as atividades da vida diária quando deixarem a UTI.

Nesta revisão sistemática Cochrane, os autores buscaram ensaios aleatorizados e quase-aleatorizados dos efeitos da reabilitação funcional para pessoas com MDG/PDG nas atividades da vida diária, tais como andar, tomar banho, vestir-se e comer. A busca foi feita em julho de 2014, sem restrições em termos da data, do tipo, nem do idioma de publicação. Nenhum estudo com os requisitos necessários foi identificado.

O que funciona/O que foi encontrado: Nada a observar.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: A falta de estudos com os requisitos necessários significa que o conhecimento sobre a eficácia da reabilitação funcional para pacientes com miopatia ou polineuropatia por doenças graves é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share