Quality and Outcomes Framework para cuidados primários no Reino Unido

Added May 30, 2020

Citation: Gillam SJ, Siriwardena AN, Steel N. Pay-for-performance in the United Kingdom: Impact of the quality and outcomes framework – a systematic review. Annals of Family Medicine 2012; 10: 461-8

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a colocar pressão nos sistemas de saúde e nos recursos. A investigação existente sobre os efeitos dos modelos de pagamento por desempenho em cuidados primários, tal como o Quality and Outcomes Framework (QOF) do Reino Unido introduzido em 2004, poderá facultar informações úteis aos decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram investigações que avaliassem o impacto do Quality and Outcomes Framework (QOF) na qualidade dos cuidados primários no Reino Unido. Restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em língua inglesa desde 1 de janeiro de 2004 e efetuaram a pesquisa em julho de 2011. Incluíram 94 estudos de cinco áreas diferentes: eficácia, eficiência, equidade e a experiência vivida pelos doentes e pelos profissionais.

Resultados: Houve ligeiras melhorias na qualidade dos cuidados de doenças crónicas incluídas no QOF durante o primeiro ano de implementação, mas estas melhorias muitas vezes não eram sustentáveis a longo prazo.

O QOF levou à ligeiras reduções na mortalidade e na admissão hospitalar em certas áreas, aparentemente com uma boa relação custo-eficácia.

O QOF levou a uma redução nas diferenças ao nível do desempenho em áreas carenciadas em comparação com outras áreas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share