Qualidade das diretrizes sobre vírus que causam emergências de saúde pública (pesquisa realizada a 2 de fevereiro de 2020)

Added July 6, 2020

Citation: Zhao S, Cao J, Shi Q, et al. A quality evaluation of guidelines on five different viruses causing public health emergencies of international concern. Annals of Translational Medicine. 2020 Apr;8(7):500.

De que se trata? É importante ter diretrizes fidedignas para dar uma resposta eficaz a emergências globais de saúde pública, como a COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. A investigação acerca da qualidade das diretrizes para emergências internacionais de saúde pública causadas por vírus pode fornecer informações úteis aos decisores políticos.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram diretrizes de práticas relacionadas com cinco vírus diferentes que causaram emergências de saúde pública de interesse internacional. Restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em língua inglesa e chinesa, e fizeram a pesquisa a 2 de fevereiro de 2020. Foram incluídas 81 diretrizes, relacionadas com a SARS-CoV (21 diretrizes), Ébola (11), MERS-CoV (9), Zika (10) e SARS-CoV-2 (30).

O que foi constatado: À data desta revisão, a qualidade do desenvolvimento das diretrizes tendia a ser baixa no âmbito dos cinco vírus incluídos na revisão, verificando-se uma pontuação particularmente baixa no rigor do desenvolvimento e na independência editorial.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share