Programas de prevenção e intervenção do abandono escolar para estudantes em escolas primárias e secundárias

Added May 12, 2020

Citation: Wilson SJ, Tanner‐Smith EE, Lipsey MW, et al. Dropout prevention and intervention programs: effects on school completion and dropout among school‐aged children and youth. Campbell Systematic Reviews 2011; 7(1): 1-61

De que se trata: A pandemia da COVID-19 está a colocar pressão nas escolas, com encerramentos em vários países. A investigação existente sobre formas de melhorar a frequência escolar pode fornecer informações que ajudem na altura da reabertura das escolas.

Nesta análise sistemática da Campbell, os autores procuraram estudos que examinassem os efeitos de diferentes estratégias para reduzir o abandono escolar por alunos de escolas primárias e secundárias que abandonaram a escola. Não restringiram a sua pesquisa ao tipo de publicação e procuraram artigos publicados entre 1985 e 2010. Incluíram 152 programas de abandono geral e 15 programas de abandono de pais adolescentes.

O que foi constatado: A prevenção do abandono e programas de intervenção, independentemente do tipo, serão provavelmente eficazes se forem bem implementados e forem adequados ao ambiente local.

Programas centrados na sala de aula e programas de contexto misto tiveram maior impacto na redução do abandono escolar do que os programas comunitários.

Os dois tipos de programas avaliados para pais adolescentes (pacotes multi-serviços que frequentemente incluem componentes académicas e vocacionais além de serviços de gestão de casos e assistência infantil; e programas de monitorização de presença focados em fornecer contingências financeiras para matrícula e frequência escolar contínuas) foram eficazes na redução do abandono escolar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share