Programas de desenvolvimento rural para estudantes de medicina

Added May 31, 2020

Citation: Johnson GE, Wright FC, Foster K. The impact of rural outreach programs on medical students’ future rural intentions and working locations: a systematic review. BMC Medical Education 2018; 18: 196

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a colocar uma enorme pressão sobre os sistemas e os profissionais de saúde. A investigação existente sobre o uso de programas educativos rurais no âmbito da formação médica pode fornecer informações úteis aos responsáveis políticos no que toca a lidar com a falta de profissionais de saúde qualificados em áreas rurais e remotas.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram investigação que examina as evidências sobre programas de colocação rural no âmbito da formação médica e subsequentes intenções dos profissionais e resultados em termos de empregabilidade. Restringiram a pesquisa a estudos publicados em língua inglesa entre 2005 e 2017. Incluíram 62 estudos, que foram realizados na Austrália (35 estudos), Canadá (5), República Democrática do Congo (1), Nova Zelândia (2), Tailândia (1) e EUA (18).

O que foi constatado: A maioria dos estudos reportou que os programas de colocação rural e os programas de escolas clínicas rurais, desde que sejam organizados e contem com financiamento adequado, resultam num aumento de intenções rurais e da efetiva empregabilidade de graduados rurais entre os estudantes de medicina.

Os estudantes de medicina que realizaram alguma da sua formação em contextos de colocação rural têm maior probabilidade de pretender trabalhar e de começar a trabalhar em zonas rurais.

Os estudantes de medicina que concluíram programas de colocação rurais reportaram um interesse acrescido em medicina de saúde rural.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share