Profissionais de saúde comunitários na prevenção e controlo do COVID-19

Added April 15, 2020

Citation: Bhaumik S, Moola S, Tyagi J, et al. Frontline health workers in COVID-19 prevention and control: rapid evidence synthesis. The George Institute for Global Health, India. Published online 23 March 2020.

De que se trata? Garantir a preparação dos profissionais de saúde de primeira linha ou, na sigla em inglês, FLHWs (chamados de profissionais de saúde comunitários em muitos países) é essencial para que os sistemas de saúde de cuidado primário estejam preparados para o COVID-19.

Nesta breve síntese de evidências, os autores procuraram evidências sobre o papel, problemas e desafios dos FLHWs em pandemias. Fizeram a sua pesquisa a 21 de Março de 2020, incluindo sites do governo, de agências multinacionais e de agregadores de recursos do COVID-19, para identificar diretrizes e recursos que apoiem o planeamento. Esta breve síntese de evidências integra vários tipos e níveis de evidências de todo o mundo tendo em vista fornecer um guia de recursos imediato para considerar o uso de FLHWs no controlo do COVID-19. Os autores incluíram 36 estudos, apoiando-se em evidências de pandemias anteriores para informar a tomada de decisões em relação ao COVID-19.

O que foi encontrado: Os profissionais de saúde de primeira linha incorrem risco de transmissão do COVID-19 e deve ser-lhes fornecido equipamento de proteção individual (EPI). Este deve ser acompanhado de formação sobre como usar o EPI.

Os profissionais de saúde de primeira linha têm um papel importante na consciencialização e no combate ao estigma.

É provável que a prestação regular de serviços seja afetada negativamente por interrupções na cadeia de abastecimento, logística e supervisão de apoio. Os decisores políticos devem conceber diretrizes e formação para os FLHWs, para priorizar as atividades essenciais e adiar as que não o sejam.

Os profissionais de saúde podem vir a sentir estigmatização, isolamento e ostracização social. Deve ser instituído apoio psicossocial, incentivos não baseados no desempenho, subsídios adicionais de transporte e abonos familiares, assim como prémios e programas de reconhecimento.

O que não funciona: Nada registado.

O que não é claro: Nada registado.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share