Procedimentos de geração de aerossóis e transmissão de infeções respiratórias a profissionais de saúde

Added June 11, 2020

Citation: Tran K, Cimon K, Severn M, Pessoa-Silva CL, Conly J. Aerosol Generating Procedures and Risk of Transmission of Acute Respiratory Infections to Healthcare Workers: A Systematic Review. PLoS One 2012;7(4):e35797.

De que se trata? A pandemia por COVID-19 tem realçado os riscos ocupacionais para os profissionais de saúde, incluindo os associados a processos de geração de aerossóis (PGA), tais como intubação endotraqueal, sucção das vias respiratórias, fisioterapia respiratória e tratamento com nebulizador. As pesquisas existentes sobre estes riscos podem fornecer informações úteis aos decisores políticos preocupados com a transmissão do vírus SARS-Cov-2.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram por investigações sobre a ligação entre PGAs e infeções respiratórias agudas entre profissionais de saúde. Procuraram por estudos publicados entre 1990 e outubro de 2010. Foram incluídos 5 estudos de caso-controlo e 5 estudos de coorte.

O que se descobriu: Alguns PGAs têm sido associados a um risco acrescido de doenças respiratórias graves (tais como SARS) entre profissionais de saúde da linha da frente.

Entre os PGAs analisados, a intubação traqueal estava associada aos riscos acrescidos de transmissão de profissionais de cuidados de saúde.

Os outros PGAs identificados como tendo riscos ocupacionais potenciais incluem ressuscitação cardiopulmonar e ventilação não-invasiva.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share