Procedimentos cirúrgicos e de sala de operação durante a pandemia COVID-19 (múltiplas revisões)

Added September 7, 2020

De que se trata? A pandemia de COVID-19 está a afetar a oferta de cirurgia para pacientes e foram realizadas muitas revisões sistemáticas rápidas. Estão disponíveis mais detalhes sobre isto, incluindo citações e hiperligações para os textos completos mais abaixo neste sumário..

O que foi encontrado: Com base nas evidências disponíveis aquando destas revisões, as recomendações para práticas relevantes à cirurgia incluem a utilização de planeamento pré-operatório, ventilação de pressão negativa em salas de operação, limitação de pessoal, equipamento de uso único, áreas designadas de colocação e remoção, salas dedicadas à COVID-19 e equipas e instalações livres de COVID, utilização de anestesia local para minimizar a duração da cirurgia, limitar o uso de eletro-cauterização aos procedimentos, limitar o uso de procedimentos endoscópicos a emergências e a pacientes selecionados suspeitos ou confirmados de cancro e telemedicina para acompanhamento pós-operatório.

Com base nas evidências disponíveis aquando destas revisões, as recomendações para o pessoal incluem o uso de equipamentos de proteção individual adequados, treino, triagem, chuveiros após os procedimentos e o fornecimento de apoio psicológico para profissionais de saúde. 

Com base nas evidências disponíveis aquando destas revisões, as recomendações para os pacientes incluem triagem, auto-isolamento antes da admissão eletiva e o uso de máscaras cirúrgicas durante a admissão. 

Quais são as revisões:

Citation: Abdelrahman T, Ansell J, Brown C, et al. Recommended operating room practice during the COVID‐19 pandemic: systematic review. BJS open. 2020 May 12.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram pesquisas ou recomendações para práticas em sala de cirurgia durante a pandemia de COVID-19. Não restringiram a sua pesquisa por data, tipo ou idioma de publicação e fizeram a pesquisa a 19 de março de 2020. Incluíram 9 artigos de opinião de especialistas e 2 estudos observacionais. Estes eram da China (9 artigos) e Cingapura (2).

Citation: De Simone B, Chouillard E, Di Saverio S, et al. Emergency surgery during the COVID-19 pandemic: what you need to know for practice. The Annals of The Royal College of Surgeons of England. 2020 May;102(5):323-32.

Nesta rápida revisão, os autores pesquisaram artigos sobre a COVID-19 e cirurgia num cenário de emergência. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês entre 15 de dezembro de 2019 e 30 de março de 2020. Eles incluíram 12 artigos.

Citation: Hojaij FC, Chinelatto LA, Boog GH, Kasmirski JA, Lopes JV, Sacramento FM. Surgical Practice in the Current COVID-19 Pandemic: A Rapid Systematic Review. Clinics. 2020;75:e1923.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram pesquisas ou recomendações no que respeita à dinâmica da cirurgia, triagem de pacientes e procedimentos eletivos durante a pandemia de COVID-19. Eles não restringiram a sua pesquisa por data, tipo ou idioma de publicação e concluíram a pesquisa a 4 de abril de 2020. Eles incluíram 21 artigos de pesquisa, 5 artigos de opinião, 4 editoriais e 9 outros artigos.

Citation: Spolverato G, Capelli G, Restivo A, et al. The management of surgical patients during the COVID-19 pandemic. Surgery. 2020;168(1):4-10.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram por pesquisas ou artigos de opinião sobre a epidemiologia e diagnóstico da COVID-19, a gestão de pacientes cirúrgicos e com cancro, e a segurança dos profissionais de saúde durante a pandemia. Eles não restringiram por tipo ou idioma de publicação e procuraram artigos publicados entre janeiro de 1998 e 2 de abril de 2020. Eles incluíram 28 estudos retrospetivos.

Citation: Pavan N, Crestani A, Abrate A, et al. Risk of Virus Contamination Through Surgical Smoke During Minimally Invasive Surgery: A Systematic Review of Literature on a Neglected Issue Revived in the COVID-19 Pandemic Era. European Urology Focus. 2020 Jun; 6(5):1058-69.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram estudos clínicos e pré-clínicos avaliando o risco de transmissão viral para profissionais de saúde de qualquer tratamento cirúrgico de pacientes com uma doença viral, ou estudos avaliando a presença de vírus remanescentes nas emanações de fumo cirúrgico. Eles não restringiram sua pesquisa por idioma de publicação e concluíram a pesquisa em 2 de abril de 2020. Eles incluíram 14 estudos clínicos, 8 estudos pré-clínicos e 2 artigos relatando dados de estudos clínicos e pré-clínicos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share