Posicionamento na cama para pacientes em estado crítico

Added April 22, 2020

Citation:  Hewitt N, Bucknall T, Faraone NM. Lateral positioning for critically ill adult patients. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016 (5): CD007205

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 vão entrar em estado crítico e podem ter que ser imobilizados ou precisar de ventilação mecânica. A posição do corpo pode interferir no desempenho do coração e dos pulmões, na recuperação e nas chances de sobrevivência.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram por ensaios aleatórios que avaliam os efeitos da mudança de posição dos pacientes acamados. Eles não impuseram restrições quanto a idiomas e realizaram suas pesquisas em maio de 2015. Foram identificados 24 ensaios. Destes, 15 são exclusivamente sobre pacientes sob ventilação mecânica e os outros nove sobre pacientes que respiram naturalmente tão bem quanto os que recebem auxílio mecânico.

O que funciona: Nada registrado.

O que não funciona: Nada registrado.

Incertezas:  Devido às deficiências na pesquisa existente, os potenciais prós e contras de alternar as posições dos pacientes adultos em estado crítico são inconclusivos para obter dados importantes (como taxa de morbidade pulmonar e cardiovascular e taxa de mortalidade).

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share