Pato-fisiologia sino-nasal do SARS-CoV-2 e COVID-19 (pesquisa feita em: 30 de março de 2020)

Added June 2, 2020

Citation: Gengler I, Wang JC, Speth MM, et al. Sinonasal pathophysiology of SARS‐CoV‐2 and COVID‐19: A systematic review of the current evidence. Laryngoscope Investigative Otolaryngology. 2020 Apr 10.

O que é isso? Uma possível rota de transmissão do vírus SARS-Cov-2 é pelo trato sino-nasal dos pacientes com COVID-19.

Nesta rápida revisão, os autores pesquisaram por estudos que avaliassem a pato-fisiologia em pacientes com COVID-19. Eles restringiram suas buscas a artigos publicados em Inglês ou Chinês e fizeram sua pesquisa mais recente em 30 de março de 2020. Eles incluíram 19 estudos. Eles também identificaram dois estudos adicionais, que estão aguardando avaliação.

Resultados: Com base nos estudos disponíveis no momento desta revisão, a vaidade do trato sino-nasal pode ser um local importante para infecções e a excreção sino-nasal do vírus um mecanismo de transmissão importante, incluindo para infecções associadas ao tratamento de saúde.

Com base em estudos disponíveis no momento desta revisão, anosmia sem obstrução nasal pode ser um indicador altamente específico do COVID-19.

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share